Sozinhos

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016


Domingo é o dia de São valentim, e como tal, resolvi mandar a minha posta de pescada.
Quando dei por iniciada a jornada de jovem solteiro, vim com uma ideia predefinida - e particularmente idiota - de que ia ser tudo uma diversão despegada.

Que os sábados à noite iam ser passados num qualquer oásis paradisíaco com horas de dirty dancing na pista de dança e imensos orgasmos aptos a fazer Samantha Jones e Hank Moody -para quem não sabe, Sex & The City e Californication, respectivamente - Corar.
Toda uma montanha russa de homens maravilhosos bonitos e interessantes prontos a pagar-me jantares só pelo prazer da minha companhia, e a cortejar-me como se fosse o último pacote de oreos numa convenção de comedores compulsivos.

A realidade atingiu-me no focinho como uma toalha molhada estendida ao vento na sibéria, quando me apercebi que uma grande parte dos meus sábados à noite envolviam maratonas de séries, pipocas e chá.
Como substituto dos orgasmos, tinha sempre a regular tablete de chocolate em promoção do pingo doce, e no lugar de  todos os homens lindos e interessantes, a pagar-me jantares que imaginei, tinha o rapazinho estrábico da peixaria do Lidl a tentar saltar-me para a cueca, ou o ocasional casanova que se esquecia da carteira na altura de pagar a janta.
A saturação imiscuiu-se num canto abandonado da minha consciência e cheguei ao eterno chavão.
"Não preciso de nenhum homem"
... E depois de uma das muitas fases de libertinagem, percebi que o reverso da moeda era assustadoramente evidente, e afinal, nenhum homem precisa de mim.
E aquela noção de rejeição tão óbvia caiu-me pior que um mergulho no mar depois de almoçar num all you can eat de picanha.
Afinal, depois de um certo número de encontros furtivos sem qualquer tipo de ligação, percebes que estar sozinho, mais do que uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal pelo mundo - o que supostamente acontece quando não és uma bicha pobre, como eu - , segundo o que dizem os livros de auto ajuda, é - muitas vezes - um grande tédio.
E passando pela espiral dramática que é a minha imaginação, percebi que temos todos um bocadinho de medo de estar sozinhos.
E corremos atrás de pessoas que não nos respeitam, mantemos-nos em relações que não nos realizam,
não aguentamos um término sem pular imediatamente para a próxima, ou saltamos de cama em cama, tudo porque a noção de estar só é por si só avassaladora.

Porque temos tanto medo de estar sozinhos?
Também tiveram um eventual choque com a realidade, ou fui só eu?

Está aberto o debate.

7 comentários:

  1. Acho que estar só é assim: por contingências da vida,a pessoa não encontra um namorado e fica, muito triste por isso; ou ela se acostuma a tal ponto que vicia na própria solidão e passa a ser muito seletiva e exigente na hora de aceitar um parceiro.

    ResponderEliminar
  2. já o disso pela blogosfera: tenho muita pena de não ter aproveitado mais essa fase de solteiro mas sou dos que saltaria de fim de uma relação para o início da próxima.

    ResponderEliminar
  3. Até ao momento em que estar com alguém nos magoa a sério acho que estar sozinho é algo que nos assusta sempre...~
    Sim, o tal rapaz da peixaria até podia ser bom para dar umas voltas e depois o quê? Davas as voltas e ias continuar a comer o chocolate e a ver séries por que não o conseguias aturar...

    PS: Novo álbum da Gwen Stefani <3

    ResponderEliminar
  4. Creio que temos o medo de estar sozinhos porque a sociedade nos formata a que viver em grupo é que é bom. Desde pequeno que somos "ensinados" a dar-nos com toda a gente. Seja por uma questão de educação, seja por outros motivos. Depois, vais para a escola, onde o importante é fazeres parte de um grupo qualquer, porque fazer parte dos grupos é "fixe", mesmo que tu não te sintas completamente bem, nem aceites certas atitudes. Depois todo o processo que envolve conhecer alguém. Porque, regra geral, conhecemos alguém por intermédio de algo ou de outra pessoa. Para se viver bem sozinho, é preciso ser muito seguro de si. é preciso ter uma boa autoestima. Saber o valor que temos. Mas não é fácil a mesma. O ser humano tem desejos, tem vontades. Gostamos de nos sentir apreciados pelos outros. Estimados, amados. Mesmo que nos amemos muito, sabe bem ouvir da boca dos outros isso mesmo.

    Como a maior parte de nós tem picos de felicidade - nunca ninguém está 100% feliz, isso é uma utopia e uma mentira descarada, lol, por vezes procuramos outras pessoas para preencher esse vazio que a falta de felicidade nos traz. Por vezes deixamo-nos embebedar pelo sentimento agradável que a companhia nos traz, mesmo que nos queiram para uma só noite. Naquele momento, nada mais importa. Outras vezes, até encontramos alguém com quem se cria empatia e temos afinidades. Porém, como ninguém é perfeito, teimamos em não ver o óbivo. Ter empatia não é a mesma coisa que aquela pessoa sera pessoa que nos vai fazer feliz, para o resto dos dias. E assim, muitas pessoas vivem relacionamentos onde vão "fechando os olhos" até ao dia em que algo corre menos bem e acabam tudo ou a outra pessoa acaba tudo. E depois perguntam-se: "Mas porquê? Éramos tão felizes!"

    E com o tempo, vão compreendendo que havia sempre alguma coisa que não batia certo.

    Estar sozinho é uma merda, de facto. Mas também não deixa de ser verdade que sóconseguimos gostar verdadeiramete dos outros, quando estivermos bem com nós mesmos e aceitarmos que mesmo tendo outra pessoa, nós somos nós e essa pessoa será alguém que nos melhora, mas não nos completa, porque nós já somos completos.

    ResponderEliminar
  5. Eu não tenho medo de estar sozinho, mas tenho medo de continuar a estar.

    Pensava que o dia dos namorados eram no dia 14, mas estou demasiado lazy para ir os google confirmar :-p

    ResponderEliminar
  6. Good Bad oi preciso em seu comentário. Tb penso assim. Estar só ou acompanhado são contingências. Precisamos nos libertar dos estigmas de que quem está só é um libertino ou um infeliz e tb de que quem está casado é totalmente feliz. Podemos ser felizes de uma forma e de outra.
    Tb poderia ter aproveitado mais minha fase de solteirice mas não foi assim. Casei com 24 anos e hoje com 65 continuo casado. Se algum dia terminar, assumo a condição de solteiro ou de casado novamente de boa.

    ResponderEliminar
  7. Temos medo de estar sozinhos pois temos medo de nos conhecer mos melhor i guess. Há 8 anos que nao estou sozinho ( Happy =D =D) mas estar só sempre foi um dos meus maiores gostos.

    Abraço

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)