Lumbersexual?

sábado, 27 de dezembro de 2014

Aqui há uns tempos, surgiu a moda do metrosexual
Não sei de onde, mas espalhou-se rapidamente o rótulo, aplicado ao homem que cuida de si, depila, penteia, põe loção e perfuma toda a superficie corporal, arranja as unhas, usa roupa justa e tem mais cuidado com o cabelo do que a maioria da população tem com os dentes.
Volta e meia eram feitas reportagens sobre o assunto.

E toda uma panóplia de pessoas se foram associadas a esta tendência, quer pelo público em geral, quer por iniciativa própria. - estou a olhar para ti, Cláudio Ramos querido. - porque era giro.
Criou-se um lema implícito "gay? não, metrosexual!".

Com a maravilha das redes sociais, e de toda esta geração de pessoas que querem ser originais e muito contra o sistema, dentro das suas contas do instagram, e das suas skinny jeans, começou há relativamente pouco tempo todo um zumzum em volta de uma coisa nova. 
Uma tendência revolucionária no estilo masculino.

E nasceu o lumbersexual.
Curioso por ver em vários sítios esta palavra, fui pesquisar.
Resumidamente, um lumbersexual, é um qualquer rapaz que gosta de se vestir despreocupadamente, com camisolas de flanelas aos quadrados, barba e roupa prática ou de trabalho pesado (calças de ganga/flanela/tecido resistente), sendo inevitável um par de botas no guarda roupa .
Depois de parar de rir com a noção que vestir-me como um lenhador do Alaska agora é tendência -para quem não sabe, vem da palavra lumberjack, lenhador em inglês, talvez porque os rapazitos agora tenham achado piada a vestir-se como lenhadores e chamar-lhe tendência- ficou a dúvida:

O que qualquer um destes dois... fenómenos tem que ver com sexualidade?
Porquê o "sexual" no fim?
Expliquem-me, please.

21 comentários:

  1. Fazes umas perguntas pertinentes de vez em quando. Mas não te sei responder xD

    ResponderEliminar
  2. Mistura da palavra lumberjack com heterosexual (assim como metrosexual era a junção de metropolitan com a palavra heterosexual). Rótulos. A nossa sociedade precisa de rótulos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que tem que ver com a necessidade de rotular, não percebo é o que tem o cu a ver com as calças - literalmente - porque a maneira como te vestes não reflete em nada a tua sexualidade ou vida sexual.. a não ser que estejas vestido de couro num clube de bondage né xD

      Eliminar
  3. o shoes já explicou, mas se respondessemos "só porque sim" tb me parece que serviria perfeitamente.
    o porquê dos rótulos, nem vamos discutir isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não quero saber o porquê dos rótulos num geral, só mesmo destes em específico xD

      Eliminar
  4. Cada vez mais há "rótulos" seja para o que for. Eu pessoalmente acho mais piada ao lumbersexual pois acaba por ter o seu lado divertido, enquanto que o metrosexual implica uma série de "cuidados" e quanto à piada, temos exemplos que a mim não me fazem rir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho piada, porque se fosse há 6/7 anos, um lumbersexual era um montanheiro. agora é giro xD.

      Eliminar
  5. Não sei responder, provavelmente até foi feita uma associação errada, porque em nada têm a ver com sexo. Hetero, bi e homosexual é a palavra que caracteriza a orientação sexual, metro e lumbersexual é a caracterização do perfil e nada tem a ver com orientações ou sexo. Acho que a palavra surgiu sem sentido, foi difundida.. acabou por ficar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mesmo que seja como disseram junção de qualquer coisa com "heterossexual" continua a não fazer sentido xD

      Eliminar
  6. Recebi uma camisa de flanela com quadrados, de um amigo

    ups

    ResponderEliminar
  7. Argh, estou tão farto de rótulos para tudo e mais alguma coisa... cambada de ovelhas. Vejamos o que vem a seguir, mais alguma parvoíce certamente.

    ResponderEliminar
  8. Porque tudo que está atrelado a palavra SEXO chama mais atenção, vemde mais e se espalha como se fosse uma nuvem de gafanhotos famintos!
    A questão sempre fica com o sufixo e não com o prefixo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Lembro-me que anos atrás, havia ignorantes que relacionava metrossexual com homossexual.

    Não conhecia este termo...
    Diferente!
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não percebo qual a ligação a sexo, em qualquer das duas xD

      Eliminar
  10. Como disse noutro blogue: "lambe quem?"

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)