A "temática" gay

terça-feira, 2 de dezembro de 2014



Lembro-me de aqui há uns tempos atrás ter havido todo um escândalo por terras de Vera cruz, porque depois de criarem um personagem gay - a mítica diva Félix - lhe deram em horário nobre, direito a um final feliz com direito a beijo de língua.

E houve pelas redes sociais uma inflamada discussão sobre o assunto.
Se por um lado tínhamos os habituais protestantes, a reclamar usando Jesus como escudo, por outro tínhamos os apologistas, que gritavam a plenos pulmões que era uma ideia vanguardista e que representava os gays pelo mundo fora, abordando a temática gay.
O assunto morreu, enterrado pelas 6546476541 novelas produzidas nos meses seguintes.

Curiosamente, comecei a reparar que cada vez que uma produção portuguesa inclui um personagem gay, é a mesma rotina, que se veio a repetir agora com a estreia daquele pavoroso filme com o Diogo Morgado, virados do avesso (que devia ser virado do estômago, mas whatever)

"Ai, a novela X aborda, a temática gay"
"Podemos ver no telefilme por outro prisma a temática gay"

Sim, eu sei que produções nacionais - e novelas num geral - não são definitivamente a melhor plataforma para procurar por credibilidade, mas, todo esse sururu existe porque alguém tem a infeliz ideia de criar um gay estereotipado com mais de 10 minutos de aparição no ecrã.

E acho que a ideia é fazer com que nós, bichas noveleiras nos sintamos representados, mas pelo menos comigo nunca aconteceu.
Porque a partir do segundo que aparece um gay numa novela, esse vai ser o único ponto focal de toda a personagem.

Temos Gina, a mocinha determinada que é arquiteta e gosta de cantar que se apaixona pelo Roberto, que é sensível e sexy e dono de uma fábrica de garrafas de plástico, enquanto a Marinalva os tenta separar usando os seus dons como psiquiatra, e toda a gente tem uma história de fundo, até a empregada da cafetaria da esquina...
E depois, temos o Roberto, que é o gay.

E que se limita a ser gay, e a falar de como é dificil ser gay, e a fazer o mundo aceitar que são gays pelos 500 episódios da novela, porque é essa a temática, e é assim que todos nós nos comportamos no dia a dia.


E deixo a caixa de comentários aberta para vocês

13 comentários:

  1. Pois então ... tudo anda muito à deriva mesmo ... o preconceito continua permeando o mundo todo ... TV a única coisa boa q vi atá hoje foi Quer as Folck ... no mais muitos filmes alternativos baixados da Internet já q poucos entram no circuito.

    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queer as folk foi bom sim, focou muito na parte sexual de tudo isto, mas foi bom. Tem também Looking, e lentamente outras séries e filmes inserem personagens gays, sem fazer todo um espetáculo em redor do assunto

      Eliminar
  2. Acho bem tentarem colocar essa temática nas novelas, mas pelo que já vi aqui e ali.. continuam a falhar redondamente.. fazem uma caricatura (as vezes ridicula) não real do que é um gay. E quanto mais tentam inserir essa temática na tv pior fazem. Vai sair agora um filme portugues (Virados do avesso) só pelo trailer consegue-se perceber que tem gays, mas longe de ser representativo da sociedade. Mas vende? Não sei.. pelo menos faz falar..
    Havia tanta coisa a dizer sobre este assunto, mas um gajo enerva-se só de pensar LOOOOL.
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não falemos nesse filme, que dá-me urticária, só de pensar xD.
      Acho que se prendem muito a estereotipos ainda, e é mais isso que irrita xD

      Eliminar
  3. Félix foi, na minha opinião, uma personagem muito bem conseguida. O actor é fantástico e fez um papelão.
    Teve outra vantagem, representava um gay mas não propriamente numa temática gay. Isso foi um avanço porque há uma banalização do ser gay da mesma forma como outras personagens não represetam temáticas específicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a achar que a grande parte da dimensão toda que tomou se deveu ao facto de ser uma personagem homossexual. E é isso que acho... estranho.

      Eliminar
  4. Se é uma tentativa da TV, com suas novelas diminuir o preconceito ou coisa do gênero, estão fazendo o contrário. Prestam um desserviço. As abordagens das problemáticas que concerne o mundo gay são rasas e repetitivas; validam o senso comum. A única produção fora da temática gay em que vi retratarem um personagem gay, com naturalidade sem dar enfoque à esse detalhe foi How to get away with murder", uma série estadunidense produzida pela ABC. (Gays trabalham, gays estudam, gays fazem sexo, gays vivem, será tão difícil colocarem as coisa dessa forma?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro essa série, mas há cada vez mais séries a mostrar as coisas assim. Sem se falar em temática gay ou derivados.

      Eliminar
  5. Já me queixei disto. É uma moda. Significa que é uma novela inclusiva, que foca todos os problemas da sociedade, mas... quer dizer... não foca. Não é possível, com uma só personagem homo, conseguir retratar toda a variedade. É que, vá lá, uma pessoa ainda se identifica com outras personagens, excepto pela orientação sexual, que é o menos importante, mas com a personagens gay, não.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o que dizes... em muitas novelas, o personagem que é gay é um gay estereotipado que pouco representa a esmagadora maioria dos gays deste mundo fora e depois a história que anda à sua volta é só mesmo essa.

    Mas sinceramente quero acreditar que é uma fase e que a seguir a situação vai mudar. :(

    ResponderEliminar
  7. Pois... basta ser gay para ser "personagem"... lol Seremos todos personagens? LOL

    ResponderEliminar
  8. Nada como ver o "Another gay movie" para ver o que são estereótipos gays. ;)

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)