O facebook é contra natura

segunda-feira, 29 de setembro de 2014



No outro dia, a meio de uma conversa com alguns colegas de trabalho, surgiu a já relativamente comum cobrança:
"Ah, nunca mais me adicionas no face(book)"
porque eu raramente adiciono pessoas na dita rede social, se não me apetecer lidar com eles fora do estritamente necessário.

E isto levou-me à constatação que dá título a este post:
O facebook é contra natura.

Sempre que se fala em facebook - ou qualquer derivativo social - a primeira ideia que se ressalva, é que é maravilhoso, porque afinal, permite a pessoas que perderam o contato há anos, reuniões emocionadas.

É pela internet que se reencontram velhos amigos de escola básica, antigos professores ou pessoas com as quais o contacto é praticamente inexistente há anos, ou até mesmo em alguns casos décadas.
Há toda aquela ilusão de que estamos a enriquecer as nossas vidas deixando entrar nelas aquelas pessoas que em tempos fizeram parte delas, como se todas estas conexões sociais sem as quais vivemos todo este tempo -e pelas quais na maioria dos casos, nem sentimos qualquer tipo de falta- fossem subitamente essenciais.

E o espectro ainda alarga mais, porque na prática, deixamos entrar nas nossas vidas através desta pequena maravilha tecnológica toda a gente com a qual temos pequenas interacções sociais,
Desde aquela pessoa que encontrámos numa festa de um amigo em 3º grau em comum, até àquela ex colega insuportável de universidade com 7 gatos e mania que é fotografa que gosta de partilhar fotos da comida cheias de filtros e hashtags..

E eu pergunto:
Mas de que forma é isto lógico?

Ora vejamos. Se há dez anos - hipoteticamente falando, porque nessa altura em tinha 15 anos e ainda não trabalhava - eu me integrasse numa equipa de trabalho, e simpatizasse com colega X, iria "perseguir" essa amizade.
Trocaria número de telefone, marcaria o ocasional café, faria programas com a pessoa, lembraria de aniversários e daria uma força quando visse fulano em situação mais complicada.

Do mesmo modo, não me esforçaria por saber da vida de colega Y, com o qual não tinha particular afinidade, e eventualmente o contato seria apenas profissional, morrendo na altura em que deixássemos de lidar um com o outro nesse âmbito.

Não por rancor ou inimizade, simplesmente por falta de interesse de ambas as partes.
É natural que tal aconteça... afinal é assim que funcionam as relações entre as pessoas.
Escolhemos quem queremos que faça parte da nossa vida, e quem não o faça.

Mas o facebook veio baralhar tudo isso, com o seu "adicionar amigo".
Coleccionam-se "amigos" como quem colecciona selos.
Toda a gente adiciona toda a gente, e dentro da telinha toda a gente é amiga de toda a gente, mesmo que na vida real não se suportem, ou mal se conheçam.

E se não te sujeitares a estas "socializações" forçadas, és um grande antisocial.

Pelo menos é o que me dizem, quando me recuso a adicionar essas hordes de pessoas com as quais não quero ter qualquer tipo de ligação porque sei que não vai resultar em nada senão em mais histórias desinteressantes de pessoas de quem não gosto a espreitar para o que eu faço ou deixo de fazer, só pelo bem estar de egos alheios.

Mas se calhar sou eu, que "às vezes tenho alma de velho".

4 comentários:

  1. Num mundo superficial, conta-se o grau de amizades pela quantidade de "amigos" no seu facebook. Deixa eu parar de falar pq tenho 1700 amigos no face u;u

    Abraços

    Alê
    http://nossoconfessionariopublico.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Ok Ok! Eu sou um velho mesmo mas discordo q esta concepção de amigos seja algo inerente a velhos ... Sempre pensei e agi assim como vc ... amigos verdadeiros e q fazem falta a gente cultiva e sempre sabemos algo sobre eles ... pode até ser q alguns deles tenham sido amigos verdadeiros em um contexto ou época e não o serão em outros contextos e épocas ... assim vamos né?
    Hoje em dia este conceito é numérico ... tenho milhões de amigos ... mas vai ver se tais pessoas interagem com elas ... enfim ... fique tranquilo vc não é velho [ainda, pois um dia será] mas qdo for vc olhará para si mesmo e para os outros e verá q vc foi e é muito mais feliz q os demais ...

    Acho q vou cansar de te dar tantos parabéns por seus escritos ... rs

    Beijão

    ResponderEliminar
  3. pra mim o Facebook é uma agenda, sabe?
    eu coloco as pessoas lá porque posso precisar um dia entrar em contato com elas, e a partir dali eu posso acessá-las. Não preciso ficar falando com todas as pessoas da minha rede, não preciso curtir tudo o que todo mundo posta, é claro que não, é PRA MIM um contato que em uma oportunidade futura pode ser útil, como eu sou para eles. Se alguém quiser, precisar, de algo que eu possa ajudar, poderá me encontrar no Facebook facilmente.

    ResponderEliminar
  4. As minhas primas, que me odeiam, adicionaram-me no facebook porque somos família, mas se for preciso na rua viram-me a cara LOL

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)